quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Bairros - Akihabara, o ponto eletrônico


Tóquio, geral de Akihabara
Renato Alves (texto e fotos)
Quem vai a Tóquio não deixa de passar ao menos um dia em Akihabara, o bairro famoso pelas vitrines hi tech e as milhares de lojas de produtos eletrônicos.
Aparelhos de vídeo, áudio, computadores e videogames de última geração. Tudo chega primeiro no bairro de prédios com letreiros em neon e telões gigantescos de plasma que mais confundem os pedestres e motoristas do que atraem os consumidores, devido à quantidade de propagandas, cores e luzes fortes. 
Geral de AkihabaraEm Akihabara há lojas de seis, sete, oito, nove andares especializadas apenas em um produto, como computadores ou brinquedos. Impossível não encontrar o que procura. E, muitas vezes, com bons preços, mesmo com a enorme desvalorização do real frente ao yen, a moeda japonesa.
É possível comprar câmeras fotográficas das marcas Canon e Nikon, por exemplo, pagando quase metade do preço praticado no Brasil. Se caminhar, tiver paciência, disposição para subir e descer muitas escadas, o consumidor encontra verdadeiras pechinchas em liquidações, como relógios da marca suíça Swatch ao equivalente a R$ 50, expostos em bancas, como aquelas de lojas dos comércios populares brasileiros.
Robô do tamanho de um humano toca trompete ao vivoEm português
Várias da lojas de eletrônicos de Akihabara são direcionadas ao público estrangeiro. Além de não cobrarem imposto de consumo, as chamadas Duty Free oferecem artigos adaptados para serem usados em outros países e com manuais em várias línguas.
Uma dessas lojas é a Laox Duty Free Akihabara. Ela tem sete andares e vende uma grande variedade de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e souvenirs do Japão. O atendimento é feito em diversas línguas, inclusive português. O cliente pode tirar dúvidas importantes, como a voltagem do aparelho ou assistência técnica em seu país.
Robôs assustadores
As grandes atrações no momento em Akihabara são os robôs ultramodernos. Na loja Tsukumo Robot Ōkoku há modelossurpreendentes e assustadores.
As máquinas à venda não são apenas brinquedinhos sofisticados que reproduzem movimentos parecidos com os dos seres humanos. Eles têm avanços tecnológicos de arrepiar.
A Tsukumo Robot Ōkoku faz demonstração diárias de alguns dos robôs de última geração. A loja também vende tudo para se montar um robô, de manuais a peças e ferramentas.
Estação de metrô em AkihabaraMangás e animes
Akihabara agora também é endereço dos fãs do mangá, anime e videogame. Nos domingos e feriados, a partir das 12h, a avenida Chūōdōri é fechada aos veículos. Ela vira um amplo calçadão e também palco dejovens que se fantasiam como personagens desse mundo de duas dimensões. eles gostam de posar para fotografias.
Uma loja que representa bem essa nova tendência no é a Kotobukiya. Os seus produtos são bonequinhos e miniaturas de personagens de histórias em quadrinhos, filmes, animações e videogames.
Outra atração de Akihabara são as meido kissa (cafeterias com atendentes que trabalham vestidas de empregada e tratam os clientes como o dono da casa). Muitas lojas de aparelhos eletrônicos cederam lugar para o comércio especializado em produtos relacionados ao gênero que conquista cada vez mais fãs no mundo inteiro.

Alguns sites do local: 
- http://www.e-akihabara.jp/en/
- http://www.akiba.or.jp/english/


Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=aSeO0c4Q4Ac&feature=player_embedded




Fonte: http://ultimaparada.wordpress.com/2009/02/26/akihabara-a-meca-dos-eletronicos-japoneses/

Nenhum comentário:

Postar um comentário