O primeiro passo é se certificar que as vacinações do calendário regular estão em dia. São doenças que podem ocorrer no mundo inteiro e a maioria delas certificam imunidade duradoura. Qualquer posto de saúde pode rever o cartão vacinal.
O segundo passo é as dúvidas quanto a vacinação para as doenças locais e sazonais. No japão (inverno) a nossa maior preocupação é quanto a Influenza (GRIPE) e Encefalite Japonesa. Ficaremos sempre em contato com grandes aglomeraçes: estádios e estaçoes de trem.
Segundo o CDC (Centers of disease controle and prevention -USA) a vacina para Gripe deve ser renovada anualmente e os viajantes devem ser imunizados pelo menos duas semanas antes da viajem. NÃO SE JUSTIFICA ENTÃO,esperar para ser vacinado
no Japão ( a imunizaçao estará valento quando vcs estiverem saindo). É claro que os virus podem ser diferentes nos vários locais, mas as vacinas tentam englobar cepas de vírus mais prevalentes no mundo. Também é necessario lembrar que a vacina previne quanto a formas mais graves da Gripe ( com repercussões respiratórias mais graves , como pneumonia), a possibilidade do famoso "resfriado " fica a mesma.
Tomar vacina não significa não tomar os cuidados de preocupação para não se infectar como: lavar as mãos várias vezes por dia, alimentos bem lavados, agua filtrada ou comercializada e tossir com a mão na boca. O uso de máscaras fica a seu critério (é de bom tom usá-las se estiver doente.).
Quanto a Encefalite Japonesa (deus me livre ) as vítimas são principalmente crianças e a indicação para vacina é só para que ficará mais de 30 dias no Japão. Quanto aos sintomas começa com uma gripe simples e evoluiu para doença neurológica grave.
Aqui vão dois links : CDC ( bem legal e bastante interativo) e CIVES (em Português.
OBS: Quem já foi vacinado este ano para Gripe OK, que não foi procure se vacinas esta semana!!!!!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário