quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Lugares - Ginza, o point de Tokyo

Se fala GUINZáA, e é o point de Tóquio. Com suas lojas Caras nos shoppings mais tradicionais, é lá que se encontram os consumidores de todo o mundo.

Uma imensa e pulsante mancha urbana com centenas de quilômetros de linhas de trem e metrô, dezenas de espetaculares edifícios onde matrizes de multinacionais enviam ordens a todo o planeta e milhões de pessoas andando de lá para cá estourando de transeuntes por suas amplas avenidas observando as vitrines das maisons dos grandes estilistas.

Lá os setores de alimentação ficam no seus subsolos.

E é lá onde se pode adquirir todo tipo de comida japonesa pronta para saboreá-la em casa. Ou mesmo nos corredores dos shoppings, trens, praças.
                           


Os japoneses definitivamente não se incomodam de fazer uma boa refeição em público, muito pelo contrário. Mas a preocupação com a limpeza beira a neurose. Embalagens plásticas como garrafas devem ser separadas de lixo orgânico e de lixo inflamável, além de serem amassadas antes de serem jogadas. Não se deve esquecer de retirar o rótulo e a tampinha, além de depositá-los no coletor apropriado para cada material.

É bom também pensar duas vezes antes de comprar alimentos e bebidas na rua, pois poderá ter que carregá-los alguns quarteirões até encontrar um coletor de lixo seletivo.

A atração das grandes avenidas é irresistível, mas você deve caminhar pelas ruas adjacentes que escondem lojas tão ou mais interessantes que as grandes butiques

Às vezes, a fachada simples e pequena esconde uma grande loja com vários andares, muitas especializadas em roupas típicas como os quimonos (vestimenta típica japonesa) e guetás (chinelo de madeira).


As coberturas costumam abrigar simpáticas casas de chá para uma pausa entre as compras.

Em Asakusa – o tradicional distrito comercial com o fotogênico templo Sensoji, e em Ryogoku – onde enormes lutadores de sumô passeiam despreocupadamente em suas bicicletas.

Mas isso é outra historia..
 


(fontes folha &Abril)
 
Enviado por: Paulo Marcos Resende
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário